TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Justiça dos EUA busca pena de morte a Luigi Mangione por assassinato de CEO da UnitedHealth

      Acusado de matar Brian Thompson, Mangione enfrenta processo federal que pode levar à execução, enquanto ação estadual prevê prisão perpétua

      Luigi Mangione, o jovem de 26 anos acusado de matar o CEO da UnitedHealthcare no ano passado, comparece a audiência processual. (Foto: Reprodução)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Departamento de Justiça dos EUA decidiu pedir a pena de morte para Luigi Mangione, acusado de assassinar Brian Thompson, CEO da UnitedHealth Group, confirmou a procuradora-geral Pamela Bondi nesta terça-feira (1). A informação foi reportada originalmente pela Reuters.

      Mangione, que já havia se declarado inocente nas acusações estaduais de assassinato qualificado e porte ilegal de armas, agora responde também a um processo federal pelo mesmo crime. Enquanto a lei de Nova York não permite a pena capital — limitando-se à prisão perpétua —, a jurisdição federal abre a possibilidade de execução. A defesa não se manifestou sobre a decisão.

      O crime ocorreu no ano passado, quando Thompson foi morto a tiros em Nova York. As acusações sugerem premeditação, base para enquadrar o caso como terrorismo no âmbito estadual.

      Entenda o caso

      Em 4 de dezembro de 2024, Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare, foi assassinado a tiros em frente ao hotel New York Hilton Midtown, em Manhattan. O suspeito, identificado como Luigi Mangione, de 26 anos, foi preso cinco dias depois em Altoona, Pensilvânia, portando uma pistola impressa em 3D, um silenciador caseiro e uma identidade falsa. Além disso, carregava um manifesto criticando o sistema de saúde dos EUA e as seguradoras. ​

      Mangione enfrenta acusações estaduais e federais, incluindo homicídio como ato de terrorismo e uso de arma de fogo, podendo resultar na pena de morte. A procuradora-geral dos EUA, Pamela Bondi, instruiu os promotores federais a buscarem a pena capital. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados