TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Representante dos EUA no Brasil pede desculpas ao Itamaraty por maus-tratos a deportados

    Diplomacia brasileira reforça posição contra tratamento degradante de nacionais em voos de deportação

    Brasileiros deportados dos EUA em Manaus (Foto: Antonio Lima/Secom )
    Guilherme Levorato avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A criação de um grupo de trabalho para discutir as deportações de brasileiros pelos Estados Unidos foi definida em reunião entre a secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, Maria Luísa Escorel, e o encarregado de negócios da embaixada americana no Brasil, Gabriel Escobar. Segundo interlocutores, Escobar pediu desculpas pelo tratamento inadequado dispensado a 88 brasileiros deportados, que chegaram a Manaus (AM) na última sexta-feira (24). As imagens dos deportados algemados e com correntes nos pés geraram forte rechaço no governo brasileiro.  

    A reunião foi solicitada ao Itamaraty após a chegada de Escobar ao Brasil há cerca de duas semanas, quando assumiu a chefia interina da embaixada americana, à espera da indicação de um novo embaixador por parte do presidente Donald Trump. O diplomata de carreira foi enviado pelo governo do ex-presidente Joe Biden.  

    Conforme fontes do Ministério das Relações Exteriores, ao tomar conhecimento do encontro, o chanceler Mauro Vieira autorizou a audiência, mas determinou que a embaixadora brasileira reiterasse a posição de repúdio do Brasil ao tratamento dado aos nacionais deportados. O governo brasileiro considera inaceitável o uso de algemas e correntes e tem cobrado garantias de respeito aos direitos humanos em situações similares.  

    Na reunião, o diplomata americano foi informado de que a política migratória brasileira é baseada na perspectiva dos direitos humanos e que o Brasil pretende tratar o tema de forma pragmática, sem ampliar tensões diplomáticas. O governo Lula busca manter boas relações com Washington, apesar da falta de clareza sobre como será a dinâmica entre os presidentes Lula (PT) e Trump.  

    Na última segunda-feira (27), Escobar também havia sido convocado pelo Itamaraty para prestar esclarecimentos à secretária de Comunidades Brasileiras no Exterior e Assuntos Consulares e Jurídicos, Márcia Loureiro. Na ocasião, o governo brasileiro cobrou explicações formais sobre o caso.  

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados