TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Rússia estabelece cooperação de segurança com Afeganistão, governado pelos talibãs

    Questões econômicas e de transporte também estiveram na pauta das reuniões em Cabul

    Delegação russa chega a Cabul, Afeganistão (Foto: Reprodução/X)

    247 - A Rússia busca desenvolver a cooperação bilateral com o Afeganistão em diversos campos, declarou nesta segunda-feira (25) o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu.

    Segundo a Sputnik, Shoigu realizou uma visita ao Afeganistão na segunda-feira, onde se reuniu com a alta liderança do país. Em quatro rodadas de negociações, ele discutiu questões econômicas, de transporte e de segurança com vice-primeiros-ministros e ministros.

    "Nosso objetivo é desenvolver a cooperação bilateral entre a Rússia e o Afeganistão em todas as áreas. Reafirmo minha disposição de construir um diálogo político construtivo entre nossos países, inclusive com o objetivo de impulsionar o processo de estabilização da situação interna no Afeganistão", disse Shoigu durante um encontro, acrescentando que Moscou ajudará Cabul a integrar-se em estruturas e associações regionais.

    A participação de empresas russas em projetos no Afeganistão incluirá a extração de recursos naturais e o desenvolvimento do potencial de transporte do país, afirmou o secretário.

    O Talibã assumiu o poder no Afeganistão em agosto de 2021, derrubando o governo apoiado pelos Estados Unidos enquanto as forças dos EUA e da Otan se retiravam do país após quase 20 anos de presença militar. 

    Diversos países e organizações internacionais responderam à tomada de poder pelos militantes cortando a ajuda e os laços com Cabul por preocupações com os direitos humanos. 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados