Sírio esfaqueia pedestres, mata adolescente e deixa pessoas feridas na Áustria
Pelo menos duas vítimas ficaram em estado grave
Reuters - Um solicitante de asilo sírio de 23 anos esfaqueou várias pessoas no centro da cidade austríaca de Villach no sábado, matando um menino de 14 anos e ferindo outras quatro pessoas, informou a polícia, acrescentando que o suspeito foi preso.
Detalhes adicionais, como se o agressor conhecia algumas das vítimas, ainda não estavam claros, disse Rainer Dionisio, porta-voz da polícia do estado de Caríntia, no sul do país. Segundo ele, os feridos têm entre 14 e 32 anos.
Dionisio afirmou que duas das vítimas estão em estado grave no hospital após o ataque.
O derramamento de sangue em Villach ocorreu após um ataque nesta semana em Munique, onde um cidadão afegão atropelou um grupo de pessoas com seu carro, ferindo dezenas, dois dos quais morreram posteriormente.
Ataques desse tipo são extremamente raros na Áustria. Em 2020, um jihadista matou quatro pessoas em um tiroteio em Viena, no que foi considerado o ataque mais mortal do país em décadas.
Villach é conhecida por seu carnaval e, no verão, é um destino turístico popular por abrigar um dos lagos mais famosos da Áustria, mas, fora isso, raramente atrai atenção.
"Estou no serviço de imprensa da polícia da Caríntia há 20 anos e não me lembro de um ato como este", disse Dionisio à emissora nacional ORF.
Um homem, que a mídia austríaca descreveu como um entregador sírio de comida, avançou com seu carro contra o agressor e impediu que ele ferisse mais pessoas, afirmou Dionisio.
O ataque ocorre em um momento de turbulência política na Áustria, já que o partido de extrema direita Freedom Party, que ficou em primeiro lugar na eleição parlamentar de setembro, anunciou na quarta-feira que não conseguiu formar um governo de coalizão. O presidente agora avalia se há uma alternativa para evitar eleições antecipadas.
Combatendo a imigração ilegal e prometendo aumentar as deportações para países como Síria e Afeganistão – para os quais atualmente é ilegal deportar pessoas –, o Freedom Party rapidamente aproveitou o ataque em Villach para reforçar sua retórica.
"Precisamos de uma repressão rigorosa ao asilo e não podemos continuar importando condições como as de Villach", afirmou o líder do Freedom Party, Herbert Kickl, em um comunicado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: