'Temos um trilhão de dólares em déficit com a China', diz Trump ao justificar tarifas
Trump recorreu a números inflacionados para justificar as tarifas dos EUA à China e resistiu a negociar. Na realidade, déficit somou US$ 295,4 bi em 2024
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, após causar caos nos mercados financeiros mundiais e provocar temores de que suas tarifas comerciais globais causem uma recessão nos EUA, que a China precisa resolver seu superávit comercial com Washington para reverter as medidas.
Trump recorreu a números inflacionados para justificar as tarifas impostas à China, que foram retaliadas por Pequim na mesma proporção — 34% sobre todos os produtos. Na realidade, o déficit comercial de bens dos Estados Unidos com a China somou US$ 295,4 bilhões em 2024, de acordo com dados oficiais do Gabinete do Representante de Comércio dos EUA (USTR).
“Temos um déficit comercial de 1 trilhão de dólares com a China. Perdemos centenas de bilhões de dólares por ano para a China e, a menos que resolvamos esse problema, não vou fechar um acordo”, disse Trump a repórteres neste domingo (6), conforme citado pela Fox News.
“Estou disposto a fazer um acordo com a China, mas eles precisam resolver esse superávit. Temos um enorme problema de déficit com a China... quero que isso seja resolvido", acrescentou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: