TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump repete ameaça de usar força militar se Irã não concordar com acordo nuclear

      Presidente dos EUA disse que não se pode permitir que o Irã tenha uma arma nuclear

      Bandeiras do Irã e dos EUA (Foto: Reuters)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repetiu nesta quarta-feira (9) sua ameaça de usar força militar se o Irã não concordar em acabar com seu programa nuclear, dizendo que Israel teria um papel-chave. As informações são da Reuters

      Trump disse que não se pode permitir que o Irã tenha uma arma nuclear.

      Na segunda-feira (7), Trump disse que as partes estavam prontas para iniciar conversações diretas sobre o programa nuclear de Teerã, mas uma autoridade iraniana sênior disse que qualquer negociação seria indireta, com Omã atuando como intermediário.

      Na ocasião, Trump emitiu um aviso severo de que, se as negociações não forem bem-sucedidas, "o Irã estará em grande perigo".

      Nas últimas semanas, o Irã se opôs às exigências de Trump para que negociasse diretamente sobre seu programa nuclear ou seria bombardeado, e parecia estar mantendo essa posição nesta segunda-feira, dizendo que concordava apenas com negociações mediadas, que provavelmente seriam realizadas em Omã.

      Durante seu mandato de 2017-2021, Trump retirou os EUA do acordo de 2015 entre o Irã e as potências mundiais, criado para restringir o trabalho nuclear sensível do Irã em troca de alívio das sanções. Trump também reimpôs sanções abrangentes dos EUA.

      Desde então, o Irã ultrapassou em muito os limites do acordo sobre o enriquecimento de urânio.

      As potências ocidentais acusam o Irã de ter uma agenda clandestina para desenvolver a capacidade de armas nucleares por meio do enriquecimento de urânio a um alto nível de pureza físsil, acima do que eles dizem ser justificável para um programa civil de energia atômica.

      Teerã afirma que seu programa nuclear é totalmente voltado para fins de energia civil.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados