"O STF será parceiro de tudo aquilo que for bom para o Brasil", diz Barroso
Presidente do STF destaca a importância do diálogo e da civilidade na abertura do ano legislativo
247 – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, defendeu a harmonia entre os Poderes da República e a união em torno dos valores constitucionais durante a sessão de abertura do ano legislativo no Congresso Nacional. A informação foi publicada pela Agência Câmara de Notícias.
Em um discurso breve, Barroso enfatizou o compromisso do Judiciário em atuar como parceiro em todas as iniciativas que, à luz da Constituição, sejam benéficas para o Brasil. "Há o compromisso do Judiciário em sermos parceiros em tudo aquilo que, à luz da Constituição, seja bom para o Brasil", declarou.
Barroso entregou a mensagem anual do Judiciário aos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado Federal, Davi Alcolumbre, acompanhada do relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), destacando o papel da instituição na promoção da transparência e da eficiência do sistema judiciário.
O presidente do STF ressaltou que a democracia se caracteriza pela capacidade de lidar com divergências de forma civilizada e pelo exercício do diálogo franco e direto entre as lideranças dos Poderes. "A característica da democracia é a divergência com civilidade e a capacidade de diálogo e de colocar argumentos na mesa", afirmou, criticando práticas políticas baseadas em recados indiretos por meio de discursos públicos.
Para Barroso, o Brasil só avançará com a disposição de seus líderes em dialogar de forma honesta e aberta. "Com boa-fé e boa vontade, quase tudo nesta vida é possível", concluiu, reafirmando a importância da cooperação institucional para o fortalecimento da democracia.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: