TV 247 logo
      HOME > Brasília

      "Cautela" e "maturidade": Sidônio alinha discurso do governo sobre 'tarifaço' de Trump

      Novo chefe da Secom lidera articulação para manter cautela e apostar em negociação com o governo dos EUA

      Sidônio Palmeira e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governo Lula (PT) está adotando uma estratégia coordenada para responder às medidas protecionistas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impactam diretamente o Brasil. A articulação, segundo Igor Gadelha, do Metrópoles, tem sido conduzida pelo novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, que orienta ministros a manterem um tom moderado e evitarem retaliações que possam intensificar um cenário de guerra comercial.  

      A principal preocupação do Planalto é evitar um discurso que reforce o protecionismo e prejudique as negociações. Sidônio Palmeira tem enfatizado que não interessa ao Brasil alimentar conflitos comerciais e que é essencial agir com “cautela” e “maturidade” diante das sobretaxas impostas ao aço e ao alumínio, que devem entrar em vigor até março.  

      O chefe da Secom citou como referência a postura adotada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), ao se manifestar sobre o tema. Na última terça-feira (11), Padilha afirmou que o Brasil não pretende transformar a situação em uma disputa comercial e defendeu o fortalecimento do livre comércio. “O Brasil não estimula e não entrará em nenhuma guerra comercial. Sempre favorável a que se fortaleça, cada vez mais, o livre comércio”, declarou o ministro.  

      Nos bastidores, a equipe econômica de Lula aposta que Trump pode aceitar negociar um acordo de cotas para exportação do aço brasileiro aos Estados Unidos, a exemplo do que ocorreu em 2018, durante o primeiro mandato do republicano. Na época, o governo brasileiro conseguiu estabelecer um regime especial que permitia a venda de aço sem incidência de tarifas adicionais.  

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados