CLDF convida Paulo Henrique Costa a explicar compra do Banco Master pelo BRB
Presidente do BRB será convidado a detalhar aos deputados distritais operação de R$ 2 bilhões; aquisição gerou dúvidas na Câmara Legislativa
247 – O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz (MDB), anunciou que convidará o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, para prestar esclarecimentos sobre a aquisição de parte do Banco Master. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles, que teve acesso exclusivo à declaração do parlamentar.
A operação, anunciada em 28 de março, envolve a compra de 49% das ações ordinárias, 100% das preferenciais e 58% do capital total do Banco Master, em um negócio estimado em R$ 2 bilhões. A transação foi aprovada pelo Conselho de Administração do BRB e motivou debates na reunião do Colégio de Líderes da CLDF na segunda-feira, 31 de março. “O presidente Paulo Henrique me mandou parecer da procuradoria informando que não há necessidade de a compra passar pela Câmara, mas os colegas entenderam que é importante ele vir aqui na semana que vem”, disse Wellington Luiz ao Metrópoles.
O parecer mencionado, elaborado pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal, aponta que não é exigida autorização legislativa para aquisições aprovadas pelo Conselho de Administração, desde que em conformidade com o plano de negócios da estatal. No entendimento do BRB, a compra se enquadra nesses critérios. Ainda assim, a operação levantou questionamentos entre os parlamentares, que consideram o montante elevado e pedem mais transparência.
Segundo Wellington Luiz, Paulo Henrique Costa já havia sinalizado disposição para dialogar com os deputados. “Lembrando que ele já tinha se colocado à disposição. Vou submeter o parecer a todos os deputados para que conheçam e vou falar agora com o Paulo Henrique para convidá-lo para segunda-feira estar aqui para conversar com os deputados e esclarecer”, completou o presidente da CLDF.
A expectativa é que o encontro ocorra na próxima segunda-feira, 7 de abril, quando Paulo Henrique deverá explicar os objetivos estratégicos da aquisição e sua relação com o plano de expansão do BRB.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: