PGR deve decidir sobre denúncia contra Bolsonaro em fevereiro de 2025
Relatório da PF sobre a tentativa de golpe de Estado, com mais de 800 páginas, será avaliado em conjunto com outras investigações em andamento
247 - O relatório da Polícia Federal (PF) que levou ao indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas por um suposto planejamento de golpe de Estado só deve resultar em uma denúncia formal a partir de fevereiro de 2025. A informação foi confirmada por um integrante da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao g1.
Segundo o procurador ouvido pela reportagem, o chefe da PGR, Paulo Gonet, precisará de tempo para analisar as mais de 800 páginas do relatório, que permanece sob sigilo e foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, o material será avaliado em conjunto com outras investigações em andamento, como as que apuram fraude nos cartões de vacina e o caso das joias sauditas.
A análise é considerada complexa não apenas pela extensão do relatório, mas também pelo iminente recesso do Judiciário, que começa em menos de um mês. Embora setores do Ministério Público esperem uma manifestação da PGR ainda neste ano, a avaliação interna aponta para maior probabilidade de uma decisão definitiva após o retorno do recesso.
Atualmente, o relatório está sob a relatoria do ministro do STF Alexandre de Moraes, que nos próximos dias deve enviá-lo oficialmente para a PGR. Caberá à Procuradoria decidir se denuncia os citados, recomenda o arquivamento ou solicita o aprofundamento das investigações.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: