STF: Gilmar Mendes apoia julgamento de Bolsonaro na 1ª Turma
A defesa de Bolsonaro quer que o caso seja julgado no plenário
247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, defendeu nesta quinta-feira (20), em Brasília (DF), que a denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado seja julgada pela Primeira Turma da Corte. O colegiado é formado por cinco ministros: além de Alexandre de Moraes, relator do caso, estão Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino. A defesa de Bolsonaro quer que o caso seja julgado no plenário, onde considera haver mais chances de o ex-presidente não ser punido ou de amenizar eventuais penas impostas no inquérito do plano golpista.
“Foi isso que o Tribunal decidiu ao permitir que os processos criminais fossem julgados pelas turmas. Inicialmente, se vocês se lembram, julgamos muitos no plenário. Depois, isso passou para a turma. E é uma circunstância. Se o relator é da Primeira Turma, o processo vai para a Primeira Turma. Nós também temos nossos processos que julgaremos na Segunda Turma. Isto é natural, como acontece”, disse o ministro após visitar o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH).
No final de 2023, o Supremo alterou o regimento da Corte para que o julgamento de ações penais ocorra nas turmas, como era antes de 2020. A mudança foi feita para dar agilidade aos processos.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Jair Bolsonaro (PL) e mais 33 pessoas no inquérito do plano golpista. O caso está no Supremo Tribunal Federal, que tem como relator o ministro Alexandre de Moraes.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: