TV 247 logo
    HOME > Nordeste

    "É esse país que nós vamos construir", diz Lula após novos investimentos em saúde e educação

    O presidente participou de inauguração de um hospital e de um novo prédio de um núcleo pedagógico na Bahia

    Lula na Bahia (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) defendeu nesta sexta-feira (10), na Bahia, mais investimentos em saúde e em educação para a redução da desigualdade e para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Com investimento estadual de R$ 200 milhões, o Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas (BA), mais uma estrutura do Sistema Único de Saúde, contará com especialidades como cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, saúde mental e serviço de hemodinâmica, o primeiro público na região. Serão 180 leitos e 30 de unidade de tratamento intensivo (UTI). A previsão de capacidade é de mais de mil internações mensais e 800 mil habitantes beneficiados. 

    O investimento para o novo prédio do Núcleo Pedagógico do campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi de R$ 28,8 milhões. O edifício tem com 16 laboratórios, 30 salas de aula, 40 gabinetes para docentes, seis salas para colegiados, duas para secretarias acadêmicas e auditório para 158 pessoas. Quase 2 mil alunos vão ser beneficiados, de acordo com o Ministério da Educação.

    "A gente tem que olhar na cara de vocês, não tem que ver o eleitor, tem que ver um irmão, olhar no olho, ser solidário, dar a mão, dar um pouco para aquele que precisa da nossa ajuda. É esse país que nós vamos construir", afirmou Lula. "Vamos consertar a saúde desse país no dia que todo mundo tiver o direito da primeira consulta, acesso à segunda consulta, à imagem, pra fazer mamografia. A gente não pode esperar nove meses, dez meses, um ano, porque a gente morre".

    De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o atual governo fez um "projeto político para cuidar de gente e cuidar das pessoas". "Com muito orgulho, digo que nessa caminhada nós haveremos de voltar fazer o país crescer e gerar emprego", pontuou.

    O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a obra "vai permitir e dar as condições necessárias para os cursos de graduação aqui na região". "Vai atender e beneficiar 1.600 alunos. Estamos unindo saúde e educação para melhorar a vida dos baianos", destacou.

    O edifício é equipado com sistemas sustentáveis, incluindo reuso de esgoto, aproveitamento de água pluvial e sistema fotovoltaico de geração de energia. O campus sediará 12 cursos de graduação em áreas como Medicina, Engenharia Civil, Gestão Ambiental, Mídias Digitais, Humanidades, Artes, Ciências, Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Linguagens, Biomedicina e Psicologia.

    Em pós-graduação, serão três programas, voltados para Ciências e Sustentabilidade; Saúde, Ambiente e Biodiversidade e Ensino e Relações Étnico-Raciais. Além disso, a nova edificação receberá a especialização em Agroecologia e Educação do Campo.

    "É a saúde e a educação unidas em toda a Bahia", disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ela e a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, assinaram um termo de adesão do estado ao Programa Mais Acesso a Especialistas, iniciativa do Governo Federal para ampliar a oferta de atendimento especializado e reduzir tempo de espera por tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

    "Caminhar com essa estrutura e assistência é muito mais fácil para enfrentar os desafios da saúde pública", afirmou a secretária. "Crianças eram transportadas a 500 quilômetros de distância para ter acesso a uma UTI pediátrica. Hoje a gente entrega 216 leitos, 10 leitos de UTI pediátrica, a primeira da região".

    "E a gente ainda inova. Aqui a determinação é de que o hospital fizesse uso da agricultura familiar. É o primeiro hospital público em que 30% da alimentação hospitalar será da agricultura familiar. Não temos dúvida de que nossos pacientes terão a melhor alimentação que poderemos oferecer", observou Roberta.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados