Contarato repudia espionagem dos EUA contra Lula: 'grave e reiterada violação à segurança nacional brasileira'
'Afronta inaceitável à nossa soberania', afirmou o parlamentar
247 - O senador Fabiano Contarato (PT-ES) repudiou a espionagem feita por autoridades dos Estados Unidos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "A espionagem dos EUA contra Lula é uma afronta inaceitável à nossa soberania. Essa investida abusiva não mira apenas um cidadão, mas um chefe de Estado, atingindo assim todo o país. Condenamos nos mais firmes termos essa grave e reiterada violação à segurança nacional!", escreveu o parlamentar na rede social X.
O monitoramento ilegal aconteceu de 1966 a 2019, com a produção de 819 documentos, totalizando 3.300 páginas. Foram identificados 613 documentos produzidos pela Agência de Inteligência dos Estado Unidos (CIA), 111 pelo Departamento de Estado, 49 pela Agência de Inteligência da Defesa, 27 pelo Departamento de Defesa, além de 8 do Exército Sul dos EUA e 1 do Comando Cibernético do Exército.
Representantes de instituições como FBI (Federal Bureau of Investigation, ou Departamento Federal de Investigação norte-americano), NSA (National Security Agency, ou Agência de Segurança Nacional) e a Rede de Combate a Crimes Financeiros (FinCEN) ainda emitirão seus posicionamentos em relação às denúncias de espionagem. O prazo para resposta é de 20 dias úteis, prorrogáveis por mais 20, para informar se os dados serão fornecidos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: