Defesa Civil notifica concessionárias de energia de SP sobre risco meteorológico e cobra plano contra as chuvas
Órgão estadual alerta para chuvas intensas no fim de semana e convoca reunião para discutir estratégias de prevenção e atendimento à população
247 - A Defesa Civil do Estado de São Paulo notificou as concessionárias de energia elétrica que operam no estado, alertando sobre o risco meteorológico previsto para o próximo final de semana. O órgão também convocou as empresas para uma reunião nesta quinta-feira (17), visando debater ações preventivas diante dos eventos climáticos. Entre as medidas solicitadas estão a apresentação de um plano de contingência e a implementação de ações para mitigar possíveis danos e interrupções no fornecimento de energia.
Em ofício enviado às concessionárias, o secretário chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, destacou a necessidade de reforço das equipes de atendimento e melhoria na comunicação com o governo de São Paulo. “Solicitamos ainda que, durante a vigência do Aviso de Risco, seja estabelecido um canal de comunicação direto entre a concessionária e o Gabinete de Crise da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, a fim de fornecer informações detalhadas sobre as pessoas afetadas pela interrupção de energia elétrica”, diz o documento.
A reunião com as concessionárias está agendada para as 10h desta quinta-feira (17) no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo do encontro é compartilhar uma análise detalhada da situação meteorológica e definir estratégias de enfrentamento das chuvas intensas previstas para o final de semana.
Chuvas e ventos fortes previstos - A Defesa Civil emitiu um alerta para o período de sexta-feira (18) a domingo (20), devido à aproximação de uma frente fria que promete trazer chuvas intensas, rajadas de vento de até 60 km/h e, em pontos isolados, queda de granizo. Estima-se que o volume acumulado de chuva possa chegar a 200 milímetros em algumas regiões, o que aumenta o risco de alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Enel e medidas de atuação durante a crise 0 A concessionária Enel, principal fornecedora de energia na capital e região metropolitana, está sob forte pressão após um histórico de falhas durante eventos climáticos. O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, nesta quarta-feira (16), que a empresa conceda acesso às informações de seu centro de controle operacional à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).
A decisão veio após solicitação do governo de São Paulo e de 16 prefeituras da Região Metropolitana, em uma reunião realizada na terça-feira (15), no Palácio dos Bandeirantes. A gestão estadual, em carta entregue ao ministro Augusto Nardes, do TCU, solicitou medidas para melhorar a capacidade de fiscalização dos serviços de energia elétrica. Entre as ações propostas está o acesso em tempo real aos dados operacionais das concessionárias, para que o monitoramento das crises seja mais eficiente.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: