Maioria dos fluminenses desaprova governo Lula, aponta Paraná Pesquisas
Além da avaliação da gestão, o levantamento também apresenta como os eleitores do Rio de Janeiro avaliam possíveis candidatos para a eleição de 2026
247 - Levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (8), aponta que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta forte resistência entre os eleitores do estado do Rio de Janeiro. De acordo com o estudo, 60,4% dos fluminenses desaprovam a atual gestão federal, enquanto apenas 36,7% manifestam aprovação. Outros 2,9% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar. As informações são da coluna Maquiavel, da revista Veja.
Ao serem questionados sobre como avaliam o desempenho de Lula, 52,8% classificaram sua administração como “ruim” ou “péssima”, enquanto 22,5% consideraram “ótima” ou “boa”. Já 23,6% disseram que o governo é “regular” e 1,1% não respondeu ou não quis opinar.
O instituto também mediu a intenção de voto para a eleição presidencial de 2026 em três cenários distintos. No primeiro, com Lula enfrentando Jair Bolsonaro (PL), o atual presidente ficaria em desvantagem: o ex-mandatário alcançaria 42,8% das intenções de voto, enquanto Lula teria 29,2%.
Em um segundo cenário, a disputa entre Lula e Michelle Bolsonaro mostra vantagem numérica da ex-primeira-dama, que teria 33,2% contra 29,7% do petista. Apesar da diferença, ambos estariam tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
Já em um embate contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, Lula teria desempenho superior: 29,6% contra 22,9%. A diferença favorável ao petista, neste caso, ultrapassa a margem de erro, o que representa uma vantagem estatisticamente significativa. Nesse cenário, Ciro Gomes (PDT) aparece como terceiro colocado, com 15% das intenções de voto.
A pesquisa foi realizada com 1.680 eleitores entre os dias 31 de março e 4 de abril, em 60 municípios fluminenses. A margem de erro do levantamento é de 2,4 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: