HOME > Sudeste

Pesquisa Quaest aponta Paes perto da reeleição em primeiro turno

Atual prefeito tem 49% das intenções de voto. O segundo colocado, Alexandre Ramagem, tem apenas 13%

Eduardo Paes (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24) pela Quaest revela que Eduardo Paes (PSD) lidera as intenções de voto para a Prefeitura do Rio de Janeiro, com 49% de preferência entre os eleitores. A pesquisa, que considerou a opinião de 1.104 eleitores entre os dias 19 e 22 de julho, apresenta uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, explica o g1.

Na disputa, Delegado Ramagem (PL), que usará este nome de urna, aparece em segundo lugar com 13% das intenções de voto, seguido por Tarcísio Motta (Psol), que tem 7%. De acordo com a margem de erro, Ramagem e Tarcísio estão tecnicamente empatados no limite inferior e superior da margem.

Cyro Garcia (PSTU) e Rodrigo Amorim (União Brasil) obtiveram 3% das intenções de voto cada um, enquanto Juliete Pantoja (UP) e Marcelo Queiroz (PP) têm 2% cada. Estes candidatos estão tecnicamente empatados com Tarcísio Motta considerando a margem de erro. Com 1% das intenções de voto aparecem Carol Sponza (NOVO) e Dani Balbi (PCdoB). Henrique Simonard fecha a lista com 0%. Embora Dani Balbi esteja na pesquisa, seu partido já anunciou apoio a Eduardo Paes.

Ainda segundo a pesquisa, 4% dos entrevistados estão indecisos e 15% afirmaram que votarão em branco, nulo ou não pretendem votar.

Além do cenário com 10 candidatos, a pesquisa simulou um cenário com apenas cinco postulantes. Nesse caso, Eduardo Paes aumentaria sua vantagem, atingindo 52% das intenções de voto. Delegado Ramagem ficaria com 14%, Tarcísio Motta com 10%, Rodrigo Amorim com 3% e Marcelo Queiroz com 2%. As taxas de indecisos e de votos em branco/nulo permaneceriam as mesmas.

Comparando com a última pesquisa Quaest realizada em junho, Paes subiu um ponto percentual, Ramagem subiu três pontos, Tarcísio Motta aumentou dois pontos, e Rodrigo Amorim caiu um ponto. Marcelo Queiroz manteve sua posição.

Segundo turno

No cenário de segundo turno entre Paes e Delegado Ramagem, o atual prefeito obteria 62% das intenções de voto contra 25% de Ramagem. Já em uma disputa entre Paes e Tarcísio Motta, o prefeito teria 57% dos votos contra 24% do candidato do Psol.

Esta pesquisa, encomendada pela Rádio Tupi, está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número RJ-03444/2024.

 

 

 

 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados