Hamilton Mourão quer autorização do STF para visitar Braga Netto na prisão
O senador, que também é general reformado do Exército, discursou contra a prisão do ex-ministro de Bolsonaro
247 - Ex-vice de Jair Bolsonaro (PL), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou nesta terça-feira (17) que pedirá autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para visitar o general Walter Braga Netto no Comando da 1ª Divisão de Exército, no Rio de Janeiro, onde o ex-ministro está preso.
O senador, que também é general reformado do Exército, discursou contra a prisão do ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. Para Hamilton Mourão, os investigadores da PF querem “macular” as Forças Armadas e o Exército, “dividindo a ativa e a reserva, atirando uns contra os outros”.
A Polícia Federal indiciou o militar e mais 39 pessoas no inquérito sobre o plano golpista. Bolsonaro e ex-ministros, como o general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Paulo Sérgio de Oliveira (Defesa) e o tenente-coronel Mauro Cid, também foram alvos de indiciamentos. Na lista de todos os indiciados, pelo menos 25 são ou já foram militares.
As investigações apontaram que um dos objetivos dos participantes da trama golpista era o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Principal indiciado, Bolsonaro está inelegível após decisão do Tribunal Superior Eleitoral no ano passado. O motivo foram as declarações golpistas feitas pelo então mandatário em 2022, quando afirmou a embaixadores, em Brasília (DF), que o sistema eleitoral brasileiro não tem segurança contra fraudes.
Em novembro de 2022, o TSE multou o PL, partido de Bolsonaro, em R$ 22,9 milhões após o partido questionar a confiança das urnas eletrônicas.
Além do inquérito da trama golpista, o político da extrema-direita foi indiciado pela PF em outras duas investigações: fraudes em cartões de vacinação, e venda ilegal de joias que, por lei, devem pertencer ao Estado brasileiro, não podendo ser incorporadas a patrimônio pessoal.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: