HOME > Sul

Prefeito de Porto Alegre “muda” de cor nas eleições e se registra como pardo

Mudança na autodeclaração de cor e raça foi feita por cerca de 40 mil candidatos

Sebastião Melo (Foto: Alex Rocha/PMPA)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), alterou a autodeclaração de cor e raça ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e está registrado como pardo para as eleições de 2024. No pleito de 2020, Melo havia informado que era branco. Esse movimento foi feito por outros 40 mil candidatos neste ano e influencia na destinação de recursos eleitorais, informa o jornal O Globo.

A campanha do prefeito informou em nota que o “MDB de Porto Alegre fez uma correção histórica em relação à cor” de Melo. Ele é filiado ao partido desde 1980, se elegeu como vereador por três vezes e foi vice-prefeito entre 2013 e 2016. Foi eleito deputado estadual e renunciou ao cargo em 2020 para concorrer à prefeitura. Apoiado pelo PL, Sebastião Melo é considerado um dos principais responsáveis pelas dimensões das enchentes de maio na capital gaúcha.

O caso de Melo é inverso ao que acontece com os dois principais candidatos à prefeitura de Salvador. Bruno Reis (União Brasil) e Geraldo Júnior (MDB) haviam mudado a autodeclaração de pardo para branco em 2024. Reis afirmou que fez isso “para não restar qualquer tipo de dúvidas” de que não deseja ter acesso a recursos de candidatos negros. Já Geraldo disse que sempre foi “reconhecido pela sociedade como um homem branco”.

Não é a primeira vez que mudanças na autodeclaração de cor e raça causam controvérsias. Em 2022, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), pediu alteração no registro de sua candidatura para pardo quando concorreu ao governo da Bahia. O caso é semelhante ao do senador Hamilton Mourão (Republicanos), eleito vice-presidente em 2018 como indígena, mas se registrou como branco em 2022. Ele alegou que houve um “erro no preenchimento” no formulário.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados