TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Lewandowski e ministro francês discutem estratégias de combate à desinformação após mudanças da Meta

    Ministros discutiram a colaboração internacional no combate às ameaças à segurança pública e à integridade dos processos democráticos nas redes sociais

    Ministro Ricardo Lewandowski 24/03/2024 (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)
    Paulo Emilio avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Em meio à decisão da Meta de encerrar a política de checagem de fatos nas redes sociais nos Estados Unidos, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, se reuniu com o ministro da Justiça francês, Gérald Darmanin, para discutir formas de fortalecer a cooperação jurídica internacional no combate à desinformação e práticas ilícitas no ambiente digital. 

    Segundo o jornal O Globo, o encontro, realizado nesta sexta-feira (10), na França, teve como foco a preocupação crescente com o impacto das novas tecnologias, como as redes sociais, no espalhamento de conteúdos falsos, especialmente em temas sensíveis como processos eleitorais e crises sanitárias, como a pandemia de Covid-19.

    De acordo com o Ministério da Justiça brasileiro, Lewandowski e Darmanin expressaram grande preocupação sobre a ameaça representada pelo uso indevido das plataformas digitais, destacando o papel da colaboração internacional para combater as ameaças à segurança pública e à integridade dos processos democráticos. A mudança recente da Meta, que flexibilizou a moderação de conteúdos relacionados a discursos que associam doenças mentais à identidade de gênero e orientação sexual, foi um dos pontos discutidos.

    Também nesta sexta–feira, a Advocacia-Geral da União (AGU) enviou uma notificação extrajudicial à Meta, questionando as novas diretrizes da empresa que permitem, entre outras coisas, a defesa de posicionamentos que limitam a presença de determinados gêneros em profissões ou associam doenças mentais a questões de identidade de gênero. O governo brasileiro deu um prazo de 72 horas para que a Meta responda às medidas que irá adotar para evitar conteúdos prejudiciais e criminosos, especialmente em relação à desinformação e proteção dos menores de idade nas redes.

    O advogado-geral da União, Jorge Messias,afirmou que caso a Meta não apresente uma resposta satisfatória, o governo brasileiro poderá recorrer ao Judiciário para garantir o cumprimento das normas e a proteção da sociedade.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados