Lula e Macron conversam sobre relações bilaterais e soberania digital após Meta alterar diretrizes
Durante telefonema, presidentes concordaram que a liberdade de expressão não deve ser usada para disseminar mentiras, preconceitos e ofensas
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (10) uma ligação do presidente francês Emmanuel Macron para tratar de questões tanto da agenda bilateral quanto global. A conversa, que durou cerca de 30 minutos e teve início às 12h, foi uma oportunidade para os líderes discutirem a colaboração entre os dois países em áreas cruciais, como a luta contra a desinformação.
Lula aproveitou o momento para elogiar as recentes manifestações do governo francês em relação à decisão da Meta de reduzir a checagem de fatos em suas plataformas. Ambos concordaram que a liberdade de expressão deve ser preservada, mas que ela não deve ser confundida com a liberdade de espalhar mentiras, preconceitos e ofensas. O diálogo destacou a importância de ações conjuntas entre o Brasil e a Europa para impedir que a disseminação de "fake news" ameace a soberania nacional, a democracia e os direitos fundamentais dos cidadãos.
Além disso, o presidente Macron renovou o convite para que Lula realize uma visita de Estado à França, marcada para junho deste ano, e participe da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, evento que deverá reunir líderes globais para discutir questões ambientais de relevância internacional.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: