Silvio Almeida pressiona por recriação da Comissão dos Mortos e Desaparecidos Políticos e gera mal-estar
Militares de alta patente sugerem uma abordagem mais cautelosa nos bastidores sobre a Comissão por temerem que os ânimos estejam muito exaltados devido às investigações do 8/1
247 - Uma discordância surgiu no governo em torno da recriação da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, informa o colunista Lauro Jardim do jornal O Globo. O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, está pressionando pela análise rápida do processo de recriação, enquanto a Casa Civil, liderada pelo ministro Rui Costa e responsável pela análise final, está "sentada em cima da decisão".
Recentemente, o Ministério da Justiça emitiu um parecer favorável à reinstalação da comissão, sob a gestão de Ricardo Lewandowski, reforçando a tendência para a recriação do grupo. Apesar da posição oficial do Ministério da Defesa ser favorável à recriação da comissão, alguns militares de alta patente sugerem uma abordagem mais cautelosa nos bastidores por temerem que os ânimos estejam muito exaltados devido às investigações do 8/1.
Enquanto isso, Silvio Almeida continua pressionando, contrastando com a cautela da Casa Civil em tomar uma decisão. O Ministério Público Federal também recomenda a reinstalação da comissão dentro de um prazo específico. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania afirma ter tomado todas as medidas necessárias para restabelecer a comissão desde 2023.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: