Fenae alerta para impactos do fechamento de agências da Caixa em debate na Câmara
Presidente da entidade, Sergio Takemoto defendeu a necessidade de estudos prévios e diálogo com as comunidades antes de tomar decisões
247 - O debate sobre o fechamento de agências da Caixa Econômica Federal, realizado na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (10), reuniu representantes de diversas categorias de trabalhadores bancários e públicos, com a participação da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal), representada pelo presidente Sergio Takemoto.
Ele destacou o impacto negativo desse fechamento na comunidade, afirmando que “quando se fecha uma agência bancária da Caixa, toda a estrutura da sociedade é afetada”. Takemoto defendeu a necessidade de estudos prévios e diálogo com as comunidades antes de tomar decisões como essa.
A deputada Erika Kokay, proponente do debate, reforçou a importância da Caixa para a articulação de políticas sociais e criticou o fechamento das agências, que afeta tanto os clientes quanto os empregados diretos e terceirizados. Ela ressaltou o papel da Fenae na luta para evitar prejuízos aos trabalhadores e enfatizou que o fechamento de agências também impacta a economia local e os programas sociais.
"O fechamento de uma agência não é apenas a perda de um espaço de operações bancárias, mas também de um ponto de articulação e execução de programas sociais essenciais", afirmou.
Durante o debate, Eliana Brasil, da Contraf-CUT, relatou a mobilização bem-sucedida em São Paulo para evitar o fechamento de uma agência e destacou que, apesar da transformação digital ser positiva, o fechamento de agências físicas afeta especialmente os trabalhadores terceirizados. Ela fez um apelo para que a direção da Caixa dê mais atenção aos direitos desses trabalhadores e promova um diálogo franco sobre o futuro de seus empregos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: