HOME > Economia

Presidente do conselho da Sabesp atuava na Equatorial, única interessada na privatização

Revelação aponta possível conflito de interesses na privatização comandada pelo governo de Tarcisio de Freitas

Karla Bertocco (Foto: Reprodução / Rádio Bandeirantes)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Karla Bertocco, presidente do conselho de administração da Sabesp, ocupou até dezembro de 2023 um cargo no conselho da Equatorial, única empresa interessada na privatização da Sabesp, aponta reportagem de Thiago Bethônico, publicada na Folha de S. Paulo. Outras empresas retiraram-se do processo de privatização, dirigido pela gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), devido a limitações e regras impostas

Especialistas consultados destacam que, embora a presença de Bertocco em ambos os conselhos não seja ilegal, é considerada inadequada, pois abre possibilidade para questionamentos sobre conflitos de interesse. A gestão de Tarcísio esclareceu que Bertocco se desligou da Equatorial antes do início das negociações para a privatização, e a Sabesp enfatizou que sua atuação terminou antes da modelagem do processo.

A Equatorial se posicionou afirmando que o setor de saneamento vem sendo estudado pela empresa há anos, e a atuação de Bertocco estava alinhada com as melhores práticas de governança, descartando qualquer conflito de interesse. Bertocco, que assumiu o conselho da Sabesp em maio de 2023, também é sócia da Mauá Capital e membro do conselho da Orizon Valorização de Resíduos.

Renato Chaves, especialista em governança corporativa, critica a prática de acumular cargos em conselhos de administração diferentes, destacando que isso poderia afetar o desempenho e a dedicação exclusiva esperada de um conselheiro. O governo de São Paulo e a Sabesp reiteram que o conselho de administração da Sabesp não participou das decisões sobre a modelagem da privatização, que foi realizada por meio de oferta secundária de ações, sem influência direta de Bertocco. De todo modo, é necessário investigar se a Equatorial teve acesso a informações privilegiadas sobre o modelo de venda e a própria privatização em si, amplamente questionada pela sociedade.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados