Caixa-preta de avião da Voepass registra gritos e tentativa de copiloto de estabilizar aeronave
Caixa-preta revela últimos momentos de tensão no avião que caiu em Vinhedo (SP)
247 - O gravador de voz da cabine do avião ATR-72 da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9), registrou momentos de tensão entre os tripulantes. Segundo a transcrição obtida com exclusividade pelo Jornal Nacional, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou o que estava acontecendo e sugeriu "dar potência" à aeronave para tentar estabilizá-la. Contudo, a tentativa não foi suficiente para evitar a queda, e o áudio termina com gritos e o impacto da aeronave.
A análise preliminar dos dados das caixas-pretas realizada pelo Cenipa não identificou falhas elétricas, pane nos motores ou indícios de fogo antes da queda. Especialistas ainda consideram a possibilidade de formação de gelo nas asas como um dos fatores, mas essa hipótese não foi confirmada. O barulho das hélices, muito próximas da cabine, dificultou a clareza dos diálogos, o que torna a investigação ainda mais complexa.
As caixas-pretas estão sendo analisadas pelo Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), do Cenipa, em Brasília, com a expectativa de que um relatório preliminar sobre o acidente seja emitido em até 30 dias. O avião fazia o trajeto entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP) e caiu em um bairro residencial de Vinhedo, resultando na morte de 62 pessoas, incluindo quatro tripulantes.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: