TV 247 logo
      HOME > Mídia

      "Faz um trabalho de Deus ao quebrar a propaganda ocidental": youtuber dos EUA viraliza na China com visita 'sem filtro' ao país

      Vídeos de 'vida real' do fenômeno global "IShowSpeed" em primeira visita ao gigante asiático atraem milhões e geram elogios de autoridades e mídias locais

      Youtuber IShowSpeed em Xangai, na China (Foto: Reprodução)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Guilherme Paladino, de Pequim, para o 247 - Um dos maiores fenômenos da internet mundial na atualidade, o youtuber e streamer estadunidense Darren Watkins Jr, popularmente conhecido como "IShowSpeed", tem atraído grande repercussão ao longo da última semana com sua série de transmissões ao vivo conhecendo a China - chamando atenção até mesmo do Partido Comunista Chinês e de mídias e influenciadores locais.

      Somando mais de 113 milhões de seguidores em seus perfis no YouTube, Instagram, TikTok e Twitter, o jovem de apenas 20 anos tem como foco um conteúdo de entretenimento e humor ao estilo "geração Z". Conhecido por seu carisma "explosivo", Speed ficou famoso reagindo a vídeos online, interagindo com seu chat ao vivo e participando de conteúdos com jogadores de futebol e estrelas mundiais.

      Nos últimos dois anos e meio, o youtuber nascido em Ohio, EUA, resolveu iniciar uma série de transmissões conhecidas como "irl (in real life, ou, em português, "na vida real"), nas quais ele viaja para conhecer outros países e fazer transmissões ao vivo diretamente das ruas, se divertindo com o público local e explorando os elementos culturais dos arredores. Com transmissões que chegam a durar mais de seis horas, Speed já apresentou ao seu público países como Índia, Coréia do Sul, Japão, Vitenã, além de outros diversos locais do Sudeste Asiático, Europa e América do Sul - inclusive o Brasil.

      O simpático streamer estadunidense, no entanto, jamais havia visitado a segunda maior potência econômica global. No início da semana passada, isso mudou: Speed iniciou uma longa série de vídeos conhecendo o gigante asiático, atingindo o topo da aba "Em alta" no YouTube e gerando repercussões até mesmo geopolíticas.

      A transmissão ao vivo de IShowSpeed em Chengdu, capital da província de Sichuan, na China, acumulou mais de 7,5 milhões de visualizações no YouTube em apenas 1 dia
      A transmissão ao vivo de IShowSpeed em Chengdu, capital da província de Sichuan, na China, acumulou mais de 7,5 milhões de visualizações no YouTube em apenas 1 dia(Photo: Reprodução)Reprodução

      Até o momento, o youtuber realizou 4 transmissões no país - com uma média de cinco horas em cada aparição ao vivo - e acumulou, ao todo, mais de 26 milhões de visualizações (excluindo outras milhões de visualizações em trechos das transmissões publicados isoladamente em outras redes sociais).

      Repercussão chinesa

      A atenção atraída foi tamanha que a própria Embaixada da China nos EUA - que recentemente chegou a dizer que o gigante asiático estaria pronto para "qualquer tipo de guerra com os Estados Unidos" - fez uma publicação nas redes sociais em homenagem ao youtuber.

      "O popular YouTuber americano de 20 anos IShowSpeed deu início a uma jornada na China que já atraiu enorme atenção global, o que indica uma tendência mais ampla de influenciadores digitais que estão preenchendo lacunas culturais e criando canais alternativos para que o público estrangeiro entenda uma China vibrante", escreveu a Embaixada no Twitter, agregando à publicação vídeos de Speed impressionado com a estrutura das cidades chinesas.

      Além disso, mídias estatais chinesas, como Global Times, CGTN, China Daily e Xinhua também passaram a repercutir as transmissões do influenciador estadunidense. Em texto publicado nesta segunda-feira (31), o China Daily destacou que os vídeos de Speed "mostram ao mundo uma China sem filtros". Já o Global Times, em reportagem da última quarta-feira (26), apontou que a "aventura de IShowSpeed na China representa uma tendência de influenciadores construindo pontes entre distâncias culturais e oferece um vislumbre sem filtros do país".

      Um trecho de uma reportagem do South China Morning Post também chamou a atenção de diversos perfis de geopolítica nas redes sociais ocidentais por revelar que o youtuber "está sendo saudado por autoridades do governo chinês [...] como evidência de um crescente desejo de entendimento mútuo entre americanos e chineses, em meio ao aumento das tensões comerciais".

      Fora das mídias oficiais, o público geral chinês - especialmente os mais jovens - também tem repercutido em massa a presença de Speed no país. Nas ruas, as caminhadas do influenciador geram aglomerações de chineses que pedem fotos e o presenteiam; nas redes, o streamer vem consistentemente atingindo os trending topics de apps como o "Weibo" [saiba mais sobre o Weibo clicando aqui] e conquistou mais de 1 milhão de seguidores em apenas quatro dias após criar um perfil oficial no "Douyin" (versão chinesa do TikTok).

      "Esse homem está fazendo um trabalho de Deus. Em apenas seis horas, ele eliminou toda a propaganda negativa de mídias ocidentais sobre a China", afirmou o influenciador Li Sanjin (李三金), que conta com mais de 554 mil seguidores no Weibo, em um vídeo publicado na plataforma na última quarta-feira.

      Mais por vir

      Em suas quatro transmissões realizadas até o momento, Speed já conheceu as cidades de Xangai, Pequim e Chengdu, nas quais realizou passeios pelas ruas, andou em trens subterrâneos, assistiu a apresentações culturais, fez um treinamento Shaolin e visitou locais históricos como a Grande Muralha e a Cidade Proibida.

      A série de vídeos na China já é uma das mais longas do influenciador e deve continuar, ao menos, pela próxima semana. Em sua mais recente transmissão, na província de Sichuan (terra natal dos ursos pandas), o youtuber prometeu mais episódios: "ainda há mais por vir. Vamos à Chonqing, Hong Kong e Shenzhen. A turnê na China tem sido incrível até agora e estou muito feliz que todos estejam gostando também".

      Além disso, durante uma de suas transmissões recentes, Speed também revelou ter recebido um visto de dez anos do governo chinês para poder voltar ao país: "eu voltarei [à China]. Eu tenho um visto de dez anos no meu passaporte".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados