TV 247 logo
    HOME > Mídia

    Zuckerberg se aproxima de Trump e Meta anuncia fim da checagem de fatos

    Redes da meta adotarão as "notas da comunidade", assim como ocorre no X, antigo Twitter, de Elon Musk

    (Foto: ERIN SCOTT/REUTERS)
    Guilherme Levorato avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram, anunciou nesta terça-feira (6) uma transformação significativa em sua política de moderação de conteúdos. De acordo com informações da Fox News da CNN Portugal, a gigante da tecnologia vai eliminar parcerias com verificadores de fatos terceirizados, substituindo-os por um sistema de “notas da comunidade”, semelhante ao implementado pelo X (antigo Twitter), de Elon Musk. O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, oficializou a mudança, destacando a nova abordagem como um passo em direção à descentralização do controle sobre o conteúdo.

    Joel Kaplan, Chefe de Assuntos Globais da Meta, justificou a decisão em entrevista à Fox. Segundo ele, as parcerias com verificadores de fatos eram “bem-intencionadas no início”, mas sofreram com “preconceitos políticos” em relação aos temas escolhidos para verificação e na forma como os fatos eram tratados. A medida, que promete dar mais poder aos usuários para avaliar informações compartilhadas, gerou reações polarizadas no cenário político e entre especialistas em comunicação digital.

    O anúncio ocorre em um momento de aparente alinhamento político da Meta com a administração do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Kaplan afirmou que, nos últimos anos, houve “pressão social e política” por maior controle sobre conteúdos, mas destacou que a mudança atual reflete uma “oportunidade real” com uma administração mais favorável à suposta "liberdade de expressão".

    “Agora temos uma nova administração e um novo presidente que são grandes defensores da liberdade de expressão, e isso faz a diferença”, declarou Kaplan, sinalizando um afastamento do modelo anterior, amplamente criticado por aliados da direita como sendo tendencioso.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados