Liderados por Trump, republicanos ampliam maioria no Senado e estão a caminho de conquistar a Câmara
Com o controle do Senado, os republicanos poderão confirmar as nomeações de Trump para cargos e tribunais, e na Câmara poderão ajudá-lo a cumprir promessas
Reuters - Os republicanos de Donald Trump estavam projetados para conquistar mais uma cadeira no Senado dos EUA nesta quinta-feira e pareciam manter uma estreita vantagem na Câmara dos Representantes, o que os coloca no caminho para controlar ambas as casas do Congresso no próximo ano.
Vários meios de comunicação projetaram que o republicano Dave McCormick derrotaria o senador democrata Bob Casey na Pensilvânia, dando ao partido de Trump pelo menos 53 cadeiras no Senado, que possui 100 assentos. Essa margem poderia chegar a 55 cadeiras caso os republicanos vençam disputas acirradas no Arizona e em Nevada, que ainda não foram decididas.
Na disputa pela Câmara, os republicanos estavam mais próximos da vitória após adicionar uma cadeira à sua maioria de 220-212, embora 25 disputas ainda não tenham sido concluídas.
Os republicanos já garantiram pelo menos 211 assentos, sete a menos da maioria na Câmara, composta por 435 cadeiras. Os democratas precisariam vencer 19 das disputas restantes para garantir a maioria e manter uma base de poder em Washington.
O resultado final da Câmara pode não ser conhecido imediatamente, pois 11 das disputas pendentes estão na Califórnia, estado onde a contagem dos votos geralmente leva alguns dias.
Com o controle do Senado, os republicanos estarão em posição de confirmar as nomeações de Trump para cargos e tribunais, embora ainda estejam abaixo dos 60 votos necessários para avançar rapidamente com a maioria das legislações.
Caso controlem também a Câmara, poderão ajudar Trump a cumprir promessas de campanha, como reduzir impostos e restringir drasticamente a imigração.
As outras disputas acirradas no Senado, ainda não decididas, estão em Nevada, onde a democrata incumbente Jacky Rosen liderava o desafiante republicano Sam Brown com menos de 1 ponto percentual de diferença e 94% dos votos estimados contados, e no Arizona, onde o democrata Ruben Gallego estava à frente da republicana Kari Lake com uma vantagem de 1,7 pontos percentuais e 74% dos votos estimados apurados.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: