Prisão de Pavel Durov, fundador do Telegram, expira em 28 de agosto, diz Ministério Público da França
Pavel Durov foi detido no aeroporto de Le Bourget, em Paris, em 24 de agosto, sob acusações relacionadas ao uso criminoso do Telegram
TASS - A prisão prolongada do cofundador do Telegram, Pavel Durov, expira em 28 de agosto, anunciou o gabinete do promotor público de Paris.
"O período de custódia foi estendido até 25 de agosto de 2024 por um magistrado investigativo e pode durar até 96 horas (sendo 28 de agosto de 2024), dado o procedimento aplicável para crimes de crime organizado, conforme mencionado acima", disse o Ministério Público.
Pavel Durov foi detido no aeroporto de Le Bourget, em Paris, em 24 de agosto; no dia seguinte, seu período de custódia foi prolongado para 96 horas. O presidente francês Emmanuel Macron declarou que sua decisão não era política e pediu para esperar a decisão dos juízes. De acordo com Macron, "a França continua comprometida com a liberdade de expressão, inovação e negócios".
A Embaixada Russa na França disse à TASS que pretende garantir que os direitos de Durov sejam protegidos e obter acesso consular a ele, mas "a França tem evitado cooperar nessa questão até agora". A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, acrescentou que a cidadania francesa de Durov representa um problema, porque, para as autoridades francesas, ele é, antes de tudo, um cidadão francês.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: