Padilha confirma fim das emendas "Pix" e pede solução com "maturidade" de Lira e Pacheco
Ministro destaca nova era de transparência para as despesas públicas
247 - O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou nesta segunda-feira (26) o fim das chamadas emendas "Pix", depois de uma reunião realizada na semana passada entre representantes dos três poderes encerrar a questão.
"Vamos instituir emendas de transferência a fundo rastreável, mais transparente", disse Padilha, após reunião promovida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com líderes de bancada aliados. "Definitivamente as emendas Pix, como elas existiam lá, elas não existirão mais", acrescentou. As declarações foram citadas pela agência Estadão Conteúdo.
Padilha também defendeu que a solução para o impasse das emendas deve valorizar o "papel dos parlamentares".
Apesar do acordo firmado na semana passada, parlamentares bolsonaristas seguiram avançando com sua agenda contra o Supremo Tribunal Federal (STF), em reação à decisão da Corte que suspendeu as emendas, gerando indignação entre a extrema-direita.
O governo do presidente Lula agora aposta na "maturidade" dos presidentes Arthur Lira e Rodrigo Pacheco para encontrar uma solução, afirmou Padilha. "Nós acreditamos muito, presidente, que a maturidade desses líderes da Câmara, do Senado, os dois presidentes, com a orientação que o senhor deu para nós, ministros do Executivo, nós vamos construir uma boa saída para esse tema que está em debate junto ao STF", afirmou.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: