STF exige transparência, mas Câmara alega que atas de comissões não existem
Ministro Flávio Dino, do STF, deu prazo até as 20h para que sejam enviadas informações sobre como se deu a aprovação das emendas nas comissões permanentes
247 - O corpo jurídico da Câmara dos Deputados argumentou que as atas com as discussões de integrantes das comissões para definir o destino das emendas parlamentares, uma exigência do Supremo Tribunal Federal (STF) para liberar os recursos, não existem, uma vez que todas as comissões foram suspensas no último dia 12. A informação é da CNN Brasil.
O ministro Flávio Dino, do STF, quer saber se todas as 5.449 emendas constantes no ofício para o Poder Executivo foram efetivamente aprovadas nas comissões. Questiona também quem formulou e aprovou as alterações feitas nas emendas e quais são as normas regimentais que amparam o ofício encaminhado pelo Poder Legislativo com as emendas a serem pagas pelo Poder Executivo, de acordo com comunicado do Supremo desta sexta-feira (27).
Nesta segunda-feira (23), Dino determinou a suspensão imediata do pagamento das 5.449 emendas de comissão, que somam R$ 4,2 bilhões do orçamento da União. A suspensão vale até que a Câmara apresente as atas das sessões das comissões permanentes da Casa nas quais teriam sido aprovadas as destinações das emendas.
Mas o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), havia determinado o cancelamento de todas as reuniões de comissões entre os dias 12 e 20 de dezembro. Esse período foi destinado exclusivamente à discussão e à votação de propostas de interesse do governo federal no plenário. Um questionamento feito pelo Psol referente ao ofício autorizando a execução das emendas vê o cancelamento das comissões como uma manobra do presidente da Câmara para liberar valores sem transparência.
Dino deu prazo até as 20h desta sexta-feira para que sejam enviadas informações essenciais sobre como se deu a aprovação das emendas nas comissões permanentes da Câmara.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: