TV 247 logo
    HOME > Brasília

    "Abraço da Democracia": movimentos sociais fazem mobilização em repúdio aos atos golpistas

    Segundo a CUT, o evento marcado para acontecer em Brasília 'busca reafirmar a resiliência democrática e lembrar os danos causados' no 8 de janeiro de 2023

    A CUT completa 40 anos (Foto: Roberto Parizotti/CUT)
    Leonardo Lucena avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Representantes de movimentos como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) estão convocando seus militantes com o objetivo de participar nesta quarta-feira (8) do ato "Abraço pela Democracia", em repúdio aos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. A cerimônia terá início às 9h30.

    Segundo a CUT, o evento "busca tanto reafirmar a resiliência democrática quanto lembrar os danos causados por um movimento que não pode ser esquecido nem relativizado".

    No evento haverá a restituição simbólica de obras de arte destruídas pelos golpistas. Entre as 21 peças recuperadas está um raro relógio do século XVII, trazido ao Brasil por D. João VI e destruído no ataque.

    A cena da destruição da obra, uma criação do relojoeiro Balthazar Martinot, foi restaurado na Suíça sem custos ao governo. O relógio retorna ao Palácio do Planalto como testemunho da reconstrução.

    Nos atos golpistas, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília. O Supremo Tribunal Federal já condenou mais de 370 pessoas e mais de 500 pessoas fecharam Acordos de Não Persecução Penal (ANPP) e poderão cumprir medidas alternativas.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados