TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Ibaneis critica proposta para mudar cálculo do Fundo Constitucional do Distrito Federal

    “Brasília não cuida só de 3 milhões de pessoas. A gente cuida do Brasil", disse ele

    Ibaneis Rocha (Foto: RENATO ALVES, Agência Brasília)

    247 – O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), voltou a criticar a proposta do governo federal de revisar o cálculo do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Durante a inauguração do complexo de viadutos Deputado César Lacerda, no Riacho Fundo, Ibaneis argumentou que a medida é uma retaliação à redução do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) anunciada pelo governo local.

    “O que eu tenho ouvido deles é que, se estou reduzindo imposto, é porque não preciso do dinheiro. Isso é uma inveja”, afirmou o governador, de acordo com reportagem do Metrópoles. Ele destacou que a gestão do GDF tem sido eficiente desde 2019, com o pagamento de dívidas, reajuste salarial de servidores e investimentos em infraestrutura, o que permitiu a redução do ITBI para estimular o mercado imobiliário e beneficiar a população de baixa e média renda.

    Críticas à administração federal

    O governador enfatizou que o DF não atende apenas sua população local, mas também as demandas de diversas regiões do país, devido à presença de embaixadas e dos Três Poderes. Para ele, a revisão do fundo seria um ataque à capital e precisa ser combatida com a união de forças políticas e sociais. “Brasília não cuida só de 3 milhões de pessoas. A gente cuida do Brasil. Essa tentativa de mudar o FCDF prejudica a todos, independentemente de bandeira ideológica”, argumentou.

    Ibaneis reforçou a necessidade de mobilização da classe política, do setor produtivo e da população do DF para barrar a proposta. Ele ainda alfinetou os responsáveis pela medida: “Pela segunda vez, da cabeça de algum mal iluminado, saiu uma proposta tão ruim como essa”. A revisão do FCDF já enfrenta resistência até mesmo entre parlamentares da base do governo federal no Congresso.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados