TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Lira indica “modo turbo” para votar tributária, pacote fiscal e orçamento

    Presidente da Câmara acelera trâmites para aprovar projetos estratégicos, contando com emendas e articulações políticas para garantir o avanço

    Arthur Lira (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)
    Redação Brasil 247 avatar
    Conteúdo postado por:

    247 – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), confirmou a adoção do “modo turbo” para aprovar, já na próxima semana, pautas prioritárias como a regulamentação da reforma tributária, o pacote fiscal enviado pelo governo e o Orçamento de 2025, segundo informa o jornal Valor Econômico.

    Para assegurar o avanço das propostas, Lira já convocou sessão plenária para segunda-feira, às 17h, e articulou reuniões ao longo do fim de semana para destravar impasses. Segundo fontes ouvidas nos bastidores, o alagoano cancelou desde ontem as sessões das comissões temáticas, centralizando os esforços dos deputados nas votações do plenário.

    “O objetivo é concluir o ano legislativo com a aprovação dessas medidas estratégicas, o que seria um marco importante do legado de Lira à frente da Casa”, revelou um interlocutor próximo ao presidente da Câmara. Ele também trabalha para que as discussões nas bancadas fluam rapidamente, com a entrega das primeiras versões dos relatórios do pacote fiscal já no início da semana.

    Reformulação do texto da tributária e impacto político

    Na noite de domingo, membros do grupo de trabalho da regulamentação tributária devem se reunir para consolidar as alterações realizadas pelo Senado e finalizar o relatório que será apreciado no plenário da Câmara. Lira planeja votar o texto final até terça-feira, mesmo considerando ajustes de última hora sugeridos pelos líderes partidários.

    Além disso, a liberação de R$ 1,7 bilhão em emendas parlamentares, feita pelo Executivo na última quinta-feira, é vista como um gesto político que pode facilitar o ambiente para a aprovação das medidas. “Essa articulação mostra que há disposição para construir consenso em torno de pautas fundamentais”, disse outro interlocutor de Lira.

    Nos bastidores, circula a hipótese de que o presidente da Câmara também esteja articulando uma reforma ministerial para 2024, contemplando partidos de centro. Essa estratégia reforçaria o apoio político necessário para encerrar o ano legislativo com uma série de aprovações estratégicas.

    Expectativa para a sucessão

    Lira deve deixar a presidência da Câmara em fevereiro, quando será sucedido por seu aliado Hugo Motta (Republicanos-PB). O apoio de Lira à candidatura de Motta é considerado crucial para consolidar o domínio político do grupo sobre a Casa. Segundo aliados, o alagoano pretende usar as conquistas legislativas deste final de ano para reforçar seu protagonismo no cenário político nacional.

    Com essa agenda acelerada, Lira busca não apenas cumprir compromissos assumidos, mas também consolidar sua imagem como articulador político eficiente, capaz de entregar resultados robustos em um ambiente legislativo marcado por tensões.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados