Pesquisa mostra favoritismo de Eduardo Paes para o governo do Rio em 2026
Flávio Bolsonaro, Cláudio Castro e Benedita da Silva aparecem como nomes fortes para o Senado, aponta o Paraná Pesquisas
247 - Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 31 de março e 4 de abril revela que o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), desponta como favorito para a sucessão do governador Cláudio Castro (PL) nas eleições estaduais de 2026. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (7) e consultou 1.680 eleitores em 60 municípios fluminenses, com margem de erro de 2,4 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.
No cenário estimulado da disputa pelo Executivo estadual, Paes aparece com 48,9% das intenções de voto. Seus principais adversários estão muito atrás: Tarcísio Motta (Psol) tem 8,7%, Rodolfo Landim (sem partido), ex-presidente do Flamengo, marca 8,5%, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar (PL), registra 8,2%. Outros nomes citados, como Thiago Pampolha (União Brasil) e Ítalo Marsili (sem partido), não ultrapassam os 4% das preferências. A soma de brancos, nulos e indecisos é de 21,2%.
A pesquisa também testou um segundo cenário e Paes manteve sua dianteira com 49,9%. Washington Reis (MDB) atingiu 9,5%, enquanto Landim e Motta registraram 8,9%. O favoritismo do prefeito se repete em todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e recortes por sexo, com destaque entre as mulheres, onde alcança 55,2% das intenções de voto.
Avaliação do governo Castro - A gestão de Cláudio Castro exibe uma divisão quase simétrica entre aprovação (48,3%) e desaprovação (47,4%). Entre os que avaliam positivamente, 3,8% classificam o governo como “ótimo” e 24,6% como “bom”. Por outro lado, 22,5% consideram a administração “péssima” e 12,6% a qualificam como “ruim”.
Corrida ao Senado fragmentada, mas com três nomes em destaque - Em relação à eleição para o Senado, a pesquisa permitiu que os entrevistados apontassem dois nomes, já que em 2026 serão eleitos dois senadores. A disputa se apresenta mais pulverizada. Na pesquisa estimulada, Flávio Bolsonaro (PL) lidera com 41,7%, seguido por Cláudio Castro com 31,3% e Benedita da Silva (PT) com 27,1%. Os demais, Alessandro Molon (PSB), Anielle Franco (PT) e Pedro Paulo (PSD), oscilam entre 12% e 15%.
Entre os jovens de 16 a 24 anos, chama atenção o bom desempenho de Anielle Franco e Pedro Paulo, ambos com índices acima dos 22%. Já entre os eleitores com ensino superior, Molon e Anielle apresentam crescimento relevante, enquanto Castro e Benedita se destacam entre os eleitores com menor escolaridade.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: