Polícia Federal abre investigação para apurar infecção por HIV em transplantes no Rio de Janeiro
Investigadores irão colher depoimentos de testemunhas, representantes do laboratório responsável e dos próprios pacientes infectados
247 - A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito nesta segunda-feira (14) para investigar a infecção de ao menos seis pacientes por HIV após a realização de transplantes no Rio de Janeiro. O Ministério da Justiça já havia anunciado na sexta-feira (11) que a PF assumiria a investigação.
Segundo a CNN Brasil, os investigadores estão agora mobilizados para colher depoimentos de testemunhas, representantes do laboratório responsável e dos próprios pacientes infectados, embora não haja previsão de datas para esses procedimentos. A suspeita inicial aponta que a falha ocorreu em um laboratório encarregado dos exames de detecção do vírus.
De acordo com as apurações, dois doadores realizaram testes de sangue no PCS Lab, situado na Baixada Fluminense, e os resultados indicaram falsos negativos, levando à infecção dos receptores dos órgãos.
Ainda segundo a reportagem, em resposta às acusações, o laboratório PCS Lab Saleme informou que já instaurou uma sindicância interna para investigar as responsabilidades pelo ocorrido. Em nota, a empresa também afirmou que está comprometida em fornecer “suporte médico e psicológico” aos pacientes infectados e suas famílias, além de se colocar à disposição das autoridades para a completa investigação do caso.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: