HOME > Sul

Sebastião Melo e Maria do Rosário estão empatados tecnicamente na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, aponta pesquisa

Sebastião Melo e Maria do Rosário também lideram em rejeição

Maria do Rosário (deputada do PT-RS) e Sebastião Melo (prefeito de Porto Alegre) (Foto: Divulgação)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A corrida pela Prefeitura de Porto Alegre está acirrada, com Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) tecnicamente empatados na liderança, de acordo com pesquisa do Instituto Methodus divulgada nesta segunda-feira (19) pelo jornal Zero Hora. Conforme o levantamento, realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, Sebastião Melo aparece com 29,6% das intenções de voto, enquanto Maria do Rosário tem 26,8%. Considerando a margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, a disputa entre os dois candidatos segue indefinida.

Juliana Brizola (PDT) ocupa o terceiro lugar na preferência do eleitorado, com 14,1% das intenções de voto, seguida por Felipe Camozzato (Novo), que registrou 5%. Os demais candidatos na disputa somaram 1% ou menos das intenções de voto, refletindo uma concentração de apoio nos principais concorrentes.

Um dado relevante da pesquisa é o alto percentual de eleitores indecisos ou que pretendem anular o voto. Segundo o levantamento, 10,8% dos entrevistados disseram que votarão em branco ou anularão o voto, enquanto 11,1% ainda não decidiram em quem votar.

A pesquisa Methodus também avaliou a rejeição dos candidatos, um fator crucial para as campanhas. Maria do Rosário lidera o índice de rejeição, com 42,8% dos entrevistados afirmando que não votariam nela de forma alguma. Sebastião Melo vem em seguida, com 37,8% de rejeição. Juliana Brizola e Felipe Camozzato têm índices bem mais baixos, com 13% e 10,4%, respectivamente.

Os candidatos com menores intenções de voto também apresentam rejeições relativamente baixas. Além disso, 11,1% dos entrevistados afirmaram não rejeitar nenhum dos candidatos, e 5% disseram não saber responder.

A pesquisa, contratada e paga pelo Instituto Methodus, foi realizada com 800 eleitores de Porto Alegre, utilizando um questionário estruturado. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RS-01933/2024.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados