TV 247 logo
      HOME > Economia

      Fornecedora de peças para aeronaves, Howmet pode suspender pedidos se for atingida por tarifas de Trump

      A Howmet Aerospace fornece peças para aviões fabricados pela Airbus e Boeing

      Galpão da Howmet Aerospace (Foto: Reuters)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      Reuters - A Howmet Aerospace, que fornece peças para aviões fabricados pela Airbus e Boeing, pode suspender alguns envios caso sejam impactados por tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo uma carta vista pela Reuters.

      A Howmet, com sede em Pittsburgh, afirmou na carta enviada a clientes que declarou um evento de força maior, uma prática legal que permite às partes de um contrato evitarem suas obrigações em caso de circunstâncias externas inevitáveis e imprevisíveis.

      "A Howmet estará isenta de fornecer quaisquer produtos ou serviços que sejam impactados por esta emergência nacional declarada e/ou pela ordem executiva tarifária", escreveu a empresa na carta.

      A Howmet recusou-se a comentar.

      A Howmet é uma fornecedora de componentes metálicos críticos utilizados em toda a indústria de aviões comerciais, avaliada em 150 bilhões de dólares.

      Boeing e Airbus não responderam imediatamente aos pedidos de comentário sobre a carta, que, segundo três fontes do setor, foi enviada a várias empresas do setor aeroespacial.

      Uma das fontes afirmou que esta parece ser a primeira manobra desse tipo feita por uma grande empresa aeroespacial desde o anúncio das tarifas.

      A rara declaração legal da Howmet não significa que os fornecimentos serão automaticamente suspensos ou interrompidos, mas abre espaço para que a fornecedora alegue que não pode cumprir seus contratos caso seja afetada pela ordem de emergência.

      A carta deixou margem para negociações sobre o compartilhamento do custo das tarifas, afirmando que a Howmet trabalharia com os clientes “inclusive discutindo seu interesse em aliviar o impacto da Ordem Executiva Tarifária sobre a Howmet.”

      As três fontes do setor disseram que qualquer declaração bem-sucedida de força maior pode causar efeito dominó na cadeia de suprimentos, à medida que as empresas tentam repassar o ônus.

      A medida é o mais recente desdobramento em uma cadeia de fornecimento aeroespacial já afetada, onde algumas empresas agora enfrentam custos mais altos devido a tarifas dos EUA sobre alumínio e aço importados, além de novas tarifas previstas para atingir importações de outros países.

      Na quarta-feira, Trump citou os déficits comerciais como uma emergência nacional ao anunciar tarifas com alíquotas variando de 10% a cerca de 50%, intensificando uma disputa que abalou os investidores e alimentou temores de uma recessão iminente.

      Empresas aeroespaciais geralmente contestam tais manobras, disseram duas das fontes, acrescentando que o sucesso da iniciativa da Howmet dependerá do grau de imprevisibilidade das tarifas, dado que Trump já havia se referido a elas em sua campanha eleitoral no ano passado.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados