Haddad faz reunião com Lula para discutir pente-fino em benefícios do INSS
“Foi sobre os investimentos necessários para checagem de cadastros e as providências necessárias para implementar o plano", disse o ministro após a reunião
247 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (18), para discutir os investimentos necessários para a revisão de cadastros de benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A iniciativa tem como objetivo economizar entre R$ 20 bilhões e R$ 30 bilhões, aliviando o Orçamento do próximo ano.
“Foi sobre os investimentos necessários para checagem de cadastros e as providências necessárias para implementar o plano que o presidente autorizou na semana retrasada, de conformação dos programas ao Orçamento e às leis, porque na verdade o que nós estamos fazendo é conformando as leis”, disse Haddad após a reunião, de acordo com o jornal O Globo.
Os recursos obtidos com a revisão dos benefícios visam alcançar a meta fiscal de resultado zero em 2025 e serão incluídos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que deve ser enviado ao Congresso até 31 de agosto.
Haddad também mencionou que os limites de gastos dos ministérios para o Orçamento de 2025 já foram definidos pelo Ministério do Planejamento e que o governo está ajustando esses limites às regras do novo arcabouço fiscal.
“O fechamento do orçamento de 2025 já está com os limites distribuídos pelo Planejamento. O que nós estamos fazendo é colocar os limites orçamentários nos termos do arcabouço fiscal. Mas a divisão entre ministérios é uma negociação que cabe mais ao Planejamento fazer. A Fazenda estabelece o limite e o Planejamento recebe os pedidos e os distribui. Mas eu participo dos planejamentos com os ministros também para colaborar nessa confecção da peça”, disse.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: