Após temporal, novo apagão atinge São Paulo nesta sexta e deixa 47 mil imóveis sem luz
Segundo informações da concessionária Enel, mais de 23 mil clientes estão sem energia elétrica na capital. Há transtorno também no interior
247 - Cerca de 47 mil imóveis seguem sem energia elétrica na manhã desta sexta-feira (25), um dia após o temporal que atingiu a capital e outras cidades paulistas, trazendo chuva intensa e rajadas de vento. Segundo informações divulgadas pela concessionária Enel, mais de 23 mil clientes estão sem o serviço na capital, o que representa aproximadamente 0,41% da rede. No interior, Pirapora do Bom Jesus aparece como um dos municípios mais impactados, com 8,61% da rede local prejudicada, segundo o Metrópoles.
A Enel informou que ativou seu Plano Emergencial de Atendimento, mobilizando cerca de 2,5 mil profissionais desde a tarde de quinta-feira (24). Em declaração oficial, a companhia afirmou que “os canais de atendimento foram reforçados”, e que “500 geradores estão sendo disponibilizados para serviços essenciais, como hospitais”. Além disso, subestações e transformadores móveis foram posicionados para amparar as regiões mais vulneráveis, em uma tentativa de conter o impacto do apagão.
Estragos e previsão de mais temporais - A força dos ventos causou a queda de ao menos 11 árvores na capital, conforme o Corpo de Bombeiros. Para as próximas horas, a Defesa Civil prevê ventos de até 70 km/h na região metropolitana de São Paulo e na Baixada Santista, com um cenário de instabilidade e o risco de novos alagamentos e deslizamentos em áreas sensíveis. O radar meteorológico aponta chuvas entre Tatuí e Juquitiba, que estão avançando para a zona sul da capital, ampliando as chances de transtornos pela cidade.
A Defesa Civil orienta que moradores em áreas vulneráveis mantenham atenção redobrada. Os alertas incluem possíveis formações de pontos de alagamento, quedas de árvores e de muros. Sábado (26) deve apresentar alguma melhora, com ventos do sul que podem reduzir a intensidade das chuvas e manter as temperaturas entre 18°C e 24°C.
Histórico e críticas à Enel - O recente apagão soma-se a um histórico recente de interrupções no fornecimento de energia. Menos de duas semanas atrás, outro temporal deixou 3,1 milhões de clientes sem luz na região metropolitana. A demora na normalização, que se estendeu por cinco dias, levantou críticas intensas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: