TV 247 logo
HOME > Sudeste

Após temporal, novo apagão atinge São Paulo nesta sexta e deixa 47 mil imóveis sem luz

Segundo informações da concessionária Enel, mais de 23 mil clientes estão sem energia elétrica na capital. Há transtorno também no interior

Enel São Paulo anuncia contratação de novos profissionais (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Cerca de 47 mil imóveis seguem sem energia elétrica na manhã desta sexta-feira (25), um dia após o temporal que atingiu a capital e outras cidades paulistas, trazendo chuva intensa e rajadas de vento. Segundo informações divulgadas pela concessionária Enel, mais de 23 mil clientes estão sem o serviço na capital, o que representa aproximadamente 0,41% da rede. No interior, Pirapora do Bom Jesus aparece como um dos municípios mais impactados, com 8,61% da rede local prejudicada, segundo o Metrópoles.

A Enel informou que ativou seu Plano Emergencial de Atendimento, mobilizando cerca de 2,5 mil profissionais desde a tarde de quinta-feira (24). Em declaração oficial, a companhia afirmou que “os canais de atendimento foram reforçados”, e que “500 geradores estão sendo disponibilizados para serviços essenciais, como hospitais”. Além disso, subestações e transformadores móveis foram posicionados para amparar as regiões mais vulneráveis, em uma tentativa de conter o impacto do apagão.

Estragos e previsão de mais temporais - A força dos ventos causou a queda de ao menos 11 árvores na capital, conforme o Corpo de Bombeiros. Para as próximas horas, a Defesa Civil prevê ventos de até 70 km/h na região metropolitana de São Paulo e na Baixada Santista, com um cenário de instabilidade e o risco de novos alagamentos e deslizamentos em áreas sensíveis. O radar meteorológico aponta chuvas entre Tatuí e Juquitiba, que estão avançando para a zona sul da capital, ampliando as chances de transtornos pela cidade.

A Defesa Civil orienta que moradores em áreas vulneráveis mantenham atenção redobrada. Os alertas incluem possíveis formações de pontos de alagamento, quedas de árvores e de muros. Sábado (26) deve apresentar alguma melhora, com ventos do sul que podem reduzir a intensidade das chuvas e manter as temperaturas entre 18°C e 24°C.

Histórico e críticas à Enel - O recente apagão soma-se a um histórico recente de interrupções no fornecimento de energia. Menos de duas semanas atrás, outro temporal deixou 3,1 milhões de clientes sem luz na região metropolitana. A demora na normalização, que se estendeu por cinco dias, levantou críticas intensas. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados