Haddad alerta para "dias difíceis" após alinhamento de big techs com a extrema direita
Ministro também destacou que o fenômeno está crescendo, com pessoas preferindo acreditar em fake news ao invés de buscar fontes confiáveis, como a imprensa
247 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez duras críticas nesta terça-feira (14) à crescente onda de fake news nas redes sociais, após ser alvo de uma deep fake, onde um vídeo manipulado o mostrava defendendo a criação de um "imposto do cachorrinho de estimação". Ele afirmou que, diante do que considera ser o “alinhamento das big techs com a extrema direita”, o governo federal terá "dias difíceis pela frente".
“Parece que depois desse alinhamento das big techs com a extrema direita, nós vamos ter efetivamente dias difíceis pela frente. Isso consome energia do governo, consome energia do Estado, funcionários públicos e tudo mais para combater um tipo de barbaridade que, na minha opinião, com esse alinhamento com o fascismo, não deve acontecer mais”, disse Haddad em conversa com jornalistas, de acordo com o Metrópoles. O ministro também destacou que o fenômeno está crescendo, com pessoas preferindo acreditar em fake news ao invés de buscar fontes confiáveis, como a imprensa.
Além da deep fake sobre o imposto de animais de estimação, o ministro relatou outro episódio em que circulou uma falsa informação nas redes sociais sobre uma suposta taxação ambiental para veículos com mais de 20 anos de uso. Para Haddad, a extrema direita, agora organizada mundialmente, possui "um poder de fogo bastante grande", e isso é um risco para o bom funcionamento da democracia. Ele fez um alerta sobre o impacto negativo que esse tipo de desinformação pode ter, principalmente quando as pessoas preferem confiar em boatos em vez de notícias verificadas.
O ministro também expressou gratidão pela solidariedade que recebeu, inclusive de membros da oposição, que se manifestaram contra a desinformação, embora tenha notado que nenhum apoio veio dos aliados de Bolsonaro. "Agradeço a solidariedade de várias pessoas, inclusive da oposição, que me ligaram prestando solidariedade. Nenhum bolsonarista, evidentemente. Mas muita gente que não é da base de sustentação do governo, ligou preocupado com isso", destacou Haddad.
Além disso, a Advocacia-Geral da União (AGU) foi acionada para enviar uma notificação extrajudicial ao Facebook, exigindo a remoção imediata do vídeo falso, que foi manipulado utilizando inteligência artificial (IA), gerando preocupações sobre os perigos da disseminação de conteúdos fabricados dessa forma.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: