Ministros de Lula avaliam que STF pode salvar Glauber Braga e dar recado a Lira
Apontado por Glauber como responsável por sua iminente cassação, Lira tem desafetos no Supremo em razão do ‘orçamento secreto’
247 - Ministros do governo Lula (PT) apostam, nos bastidores, que o Supremo Tribunal Federal (STF) poderá intervir para evitar a cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ). A movimentação ocorre após a aprovação, na semana passada, por 13 votos a 5, do parecer do Conselho de Ética da Câmara, que recomendou a perda do mandato do parlamentar por suposta quebra de decoro parlamentar.
Apesar da aprovação no Conselho de Ética, a decisão ainda precisa ser validada pelo plenário da Câmara dos Deputados. No entanto, líderes do Centrão, que detêm grande influência na Casa, veem como provável que a cassação seja confirmada. Nesse cenário, ministros de Lula, que têm bom trânsito no STF, acreditam que a Corte pode reverter a medida, o que seria interpretado, segundo Igor Gadelha, do Metrópoles, como um recado político a Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara.
De acordo com os ministros próximos a Lula, a possível intervenção do STF não se daria em defesa direta de Glauber Braga, mas em uma ação estratégica contra Arthur Lira. "A preço de hoje, a Corte tenderia a derrubar a cassação", afirmam, nos bastidores, membros do governo. A relação entre Lira e o STF, sobretudo devido ao impasse envolvendo o pagamento de emendas parlamentares, tem gerado desconforto em alguns ministros da Corte. Além disso, há o entendimento de que Lira tem atuado nos bastidores para apoiar os bolsonaristas, incluindo no caso do projeto de anistia aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro.
Glauber Braga, por sua vez, tem apontado Lira como o principal responsável pelo processo de cassação. A animosidade entre os dois é antiga, e já resultou em intensos embates na Câmara, especialmente relacionados ao chamado "orçamento secreto". Em uma dessas disputas, Braga foi incisivo ao criticar o comportamento de Lira e seus aliados.
Ministros de Lula, que acompanham de perto os desdobramentos da situação, também consideram que a intervenção do STF, neste caso, pode fortalecer o papel do atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que é visto como uma figura-chave para evitar a perda do mandato de Glauber. "O Hugo é inteligente. Vai medir bem os passos. Se o STF derruba a cassação, vai abrir um precedente de revisão dos atos da Câmara dos Deputados pela Corte", avalia um influente ministro de Lula, em condição de anonimato.
Enquanto isso, Arthur Lira nega qualquer envolvimento no processo que afeta Glauber Braga. Em nota oficial, o ex-presidente da Câmara repudiou as acusações feitas pelo deputado do Psol e se comprometeu a buscar medidas judiciais contra qualquer insinuação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: